O PlanetaIFSC tornou-se o Blog do curso técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal de Santa Catarina ( IFSC). Este projeto de educação ambiental realizado pelos alunos Alexandre Priebe, Robson Cardoso e Tiago Pazolini partiu da ideia de uma rádio no IFSC, este pensamento evolui para a ferramenta do Blog que tornou-se um meio muito mais rápido e mais fácil de promover a educação ambiental. Atualmente todos os Alunos e Professores do Curso fazem parte desta empreitada. Seja Bem Vindo!




terça-feira, 9 de março de 2010

De onde vem a água de Florianópolis?


.
Existiu um tempo atrás, que o abastecimento de água da ilha provinha do Rio da Bulha ( Rio da Av. Hercílio Luz). Na época, diversas carroças faziam o abastecimento de água vendida a domicilio.
Somente em 1910 é que o povo Florianópolitano conheceu a primeira adutora trazendo água das represas da Lagoa da Conceição e também do manancial Ana' Davilla no Itacorubi. Sobretudo, a água era transportada em péssimas condições, sem qualquer tratamento e por tubulações de ferro fundido. Em 1922 inaugura a adutora trazendo água do Rio Tavares, reforçando o sistema de abastecimento. Durante 24 anos a ilha foi abastecida por estas três represas.

Apartir de 1940 os manancias já eram insuficientes para atender a demanda de habitantes que ultrupassava 24 mil habitantes. Apartir disto, a bacia do rio Cubatão passa a integrar o abastecimento público de água da região de Florianópolis.

Atualmente, com a expansão da capital e regiões balnearias, o abastecimento total da grande Florianópolis tornou-se um somatório de várias adutoras e diversos sistemas interligados totalizando aproximadamente 2.000 litros por segundo.

¹ Os mananciais de água utilizados pela CASAN para o abastecimento da Ilha de Santa Catarina estão distribuídos em lençóis subterrâneos no norte da Ilha e superficiais nas demais regiões, sendo dez insulares e um continental.Os mananciais superficiais, com exceção da Lagoa do Peri, são mananciais de pequeno porte e estão integrados ao sistema continental Cubatão/Pilões, e atendem a um pequeno núcleo populacional na região onde estão localizados. É interessante esclarecer que, tecnicamente, com a implantação de algumas estações de bombeamento de água, estes mananciais poderiam ser desativados. Entretanto, por questões conservacionistas e históricas, a CASAN ainda mantém estes pequenos mananciais em operação.

Se você ainda não conhece, veja abaixo alguns manancias que a ilha possui:

MANANCIAL LAGOA DA CONCEIÇÃO:
O manancial Córrego da Lagoa da Conceição passou a ser utilizado no abastecimento público de água no ano de 1910, com a implantação de uma barragem de elevação de nível (represa) para a captação de água bruta. A barragem está assentada sobre um derrame rochoso, na cota altimétrica de 242 m, em relação ao nível do mar.



MANANCIAL ANA D'AVILA (QUILOMBO):
O manancial Córrego Ana D'Avila ou Córrego do Itacorubi integrou-se ao Sistema de Abastecimento de Água de Florianópolis a partir do ano de 1910, juntamente à represa da Lagoa da Conceição, com a implantação da barragem de elevação de nível para a captação de água bruta.



MANANCIAL RIO TAVARES:
O manancial Rio Tavares passou a ser utilizado no abastecimento público de água de Florianópolis a partir do ano de 1922, com a implantação de uma barragem de elevação de nível para a captação de água bruta. A barragem está situada na Cachoeira do Rio Tavares.



MANANCIAL MONTE VERDE:
O Sistema de Abastecimento de Água do Monte Verde foi implantado no ano de 1984. É um sistema isolado que abastece as comunidades dos bairros Monte Verde e Parque da Figueira, no Bairro Saco Grande. A interligação com o Sistema Cubatão/Pilões é feita, quando necessário, através de manobras dos registros de rede.


MANANCIAL CIDADE DAS ABELHAS ( RIO DO MEL)

O Rio do Mel passou a ser utilizado no abastecimento público de água de Florianópolis a partir do ano de 1984, com a implantação de uma barragem de elevação de nível para a captação de água bruta. Esta represa situa-se próximo à localidade de Cidade das Abelhas, no Bairro Saco Grande.




MANANCIAL DO CACUPÉ ( MEINBIPE)
O Córrego do Meiembipe passou a ser utilizado no abastecimento público de água de Florianópolis a partir do ano de 1984, juntamente com o Rio do Mel, com a implantação de uma barragem de elevação de nível para a captação de água bruta
. A represa está situada próxima ao trevo de Cacupé, na SC 401, no Bairro Saco Grande.



MANACIAL CÓRREGO GRANDE
O manancial Córrego Grande passou a ser utilizado no abastecimento público de água de Florianópolis a partir do ano de 1977, com a implantação de uma barragem de elevação de nível para a captação de água bruta. Situado no Córrego Grande, no Bairro Córrego Grande.




MANACIAL DO RIBEIRÂO DA ILHA ( RIO ASCAN )
O Rio da ASCAN passou a ser utilizado no abastecimento público de água de Florianópolis a partir do ano de 1.970, com a implantação de uma barragem de elevação de nível para a captação de água bruta. Situado próximo à sede de Distrito de Ribeirão da Ilha, no terreno da Associação dos Servidores da CASAN.


ABASTECIMENTO DE ÁGUA ATUAL DA ILHA

O abastecimento de água da Ilha de SC atualmente está dividido em 3 regiões denominadas
Costa Norte, Sistema Costa Leste-Sul e sistema Cubatão-Pilões, conforme o mapa. ( mais informações no site da CASAN)




Mapa com as bacias hidrográficas de SC:


Fonte mapa:
– Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - SDM
- Secretaria de Recursos Hídricos - S.R.H. / M.M.A.


Apoio: Prof. Cavalheiro, fonte: 1.

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта planetaifsc.blogspot.com