![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaP6ijsQz9bm2onTxjK3PwdgHeptNqemvHP5UMeVHhTQ5iyNcY1McyozTLiPqozJS8kZUiOmIQlYA2WM20WZd2XkJX8TKZHDUwi1GbIufhE1eDk9ASPPYbidMdN2TRCDR7xIbBT-5meBEx/s200/CIG_MINI.gif)
A nova lei antifumo passou a valer a partir do dia 12 de Fevereiro deste ano.
A lei proíbe o consumo de cigarros, charutos e derivados em lugares fechados.
Locais sujeitos a proibição:
Estão sujeitos a proibição instituições de saúde e educacionais, interior de veículos de transporte público, comerciais e profissionais, como táxis, garagens de prédios, terminal de transportes rodoviário, aeroporto, centros comerciais, hotéis e pousadas, cinemas, teatros, casas noturnas, praças de alimentação, entre outros estabelecimentos de acesso público não especificado, mas que empreguem trabalhadores.
Punição:
Será aplicada a multa de 300 reais aos que desrespeitarem a nova lei. Inclusive dobrará em cada reincidência.
Os números que envolvem o consumo de cigarros são alarmantes:
- Nove mortes por hora.
- 80 mil por ano.
- 90% dos casos de câncer de pulmão.
- 80% dos enfisemas pulmonares.
- 25% dos infartos de miocárdio.
- 40% dos derrames cerebrais.
- 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas.
- Quatro milhões morrem por ano.
Métodos para acabar com o vício¹:
Hoje, já existem no mercado diversos métodos para acabar com o vício do cigarro, basta querer e ter força de vontade. Citaremos alguns destes métodos:
· Goma de mascar com nicotina – são pastilhas que liberam pequenas doses de nicotina diminuindo os sintomas da abstinência.
· Skin Paches – são pequenos adesivos que colados à pele, liberam mais nicotina do que a goma de mascar.
· Spray nasal – este spray libera menos nicotina que a goma e os patches, mas chega mais rápido ao sistema circulatório.
· Inalante – o inalante tem a mesma forma do cigarro, o que leva o indivíduo a achar que está fumando, pois imita o gesto mão-para-boca do fumante só que com 1/3 da nicotina do cigarro.
· Zyban – este é um método sem nicotina, trata-se de uma droga antidepressiva que auxilia nas crises de abstinência.
Todos estes métodos devem ser receitados e terem acompanhamento médico.
------------------------------------------------------------------------------------------------
O cigarro prejudica a saúde, isto já foi suficientemente comprovado. Não se discute também que o hábito de fumar deva ser desestimulado, justamente pelos males que causa.
Nós do Planeta IFSC acreditamos que não adianta apenas colocar fronteiras no uso do tabaco. Além de proibir o cigarro em lugares públicos, precisa-se de investimentos para auxiliar no combate ao tabagismo.
Sabe-se que o problema é mais amplo que simplesmente o não incentivo como a proibição de propaganda. As dependências física e química até podem ser resolvidas com chicletinho e adesivo porém, a dependência psicológica é a batalha mais difícil nessa guerra! E não será apenas através da proibição que o problema será resolvido. O que garante a lei é apenas maior conforto dos não fumantes em ambientes públicos...
Fica ai então o nosso convite a reflexão sobre o tema!
Sendo fumante ou não, o que você pensa disso? É a favor da proibição do fumo em qualquer ambiente? Vote na enquete!
Fonte: 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário