![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifzPda7UFvQ7mVAZOanZfHsrBUu23bhOOOrGmPR6dTXrep909lR6ba5XoD9a1A3FAtOw1F2PYIrgneHjsE7oOx3t95NbrO8JElJOEoeHz89C-ViSJzkP-t-bFnxo2IX7qQtHD4AoPKUcc6/s400/OgAAAKtE0OAaMOqegpaxOKWauzIsY_Gsu61xoYSn3Y3-88skk_dMaRv7STVTVu87V_sLCLkgp-QEMQwGPDLXaAXY2boAm1T1UOu4xUcxR-ihrlD0spVQ6Q2YbgVE.jpg)
Sabe-se que a sustentabilidade se apóia nos 3R: reduzir, reutilizar e reciclar. Entretanto, o que ocorre é um consumo crescente, com geração cada vez maior de resíduos sólidos que não são reutilizados e que viram lixo.
Veja os seguintes dados publicados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável em 2001: na região da Grande Florianópolis 94% da população têm seus resíduos sólidos coletados. Entretanto, dos municípios da região, apenas 18% possuem coleta seletiva, enquanto 82% coletam mas não dão um tratamento a esse resíduo, que vai parar em lixões.
A reciclagem é uma das alternativas que podem minimizar os problemas dos resíduos sólidos; além de fazer com que o material usado retorne ao processo produtivo, diminuindo os impactos ambientais para a sua produção e preservando recursos naturais, também gera:
- Economia ao município: segundo a prefeitura, mil toneladas que deixam de ser aterradas representam economia de R$ 1 milhão ao ano para Florianópolis;
- É fonte de renda: só o que foi recolhido de papel e papelão no Centro desde novembro soma 127,5 toneladas que permitiram uma renda de R$ 32 mil aos catadores.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyhLyp8QYoB3pfKzri0MR3Bw7FASjdpHJ7EVe2zmPX1j_XsvvOzFXbzG9__g9AYHDoo2ZYakglEUDNbu8_sds0XibsfMBT0tQ7Oe1XsH16w18eqFj5lNpS-b2hZI_ncXsSO2DFA712s0Aa/s400/OgAAAFV-9ZFMC2d6r7e8J3x895ORGT9jE6Z-FcuuFES4ysZHXSQYrpVpeZlTRGCEesT194fyk67KcyhvsKASTxzaGDMAm1T1UOlteVLDRkvs7DOxcHZYzBEFuIcu.jpg)
Nosso projeto portanto busca chamar a atenção da comunidade do IF-SC para o problema de uma maneira agradável, com a proposta de que cada um reflita sobre a sua produção de lixo e sobre o destino que esse material recebe. Infelizmente o IF-SC não separa o lixo para reciclagem, apesar de todos vermos pelos corredores da instituição coletores para esse tipo de material. Propomos então a implementação no IF-SC da separação do material reciclável e também um compromisso individual para que alunos, servidores e professores separem seu lixo
Entretanto, muitos materiais não podem ser reciclados e, portanto, devem ter seu consumo reduzido ou devem ser reutilizados. Veja aqui, segundo a Prefeitura de Florianópolis,quais materiais podem ser separados para a reciclagem:
Papel
Separe para reciclagem:- papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa-vida, livros
- papel carbono, celofane, papel vegetal, termofax, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas
Plástico
Separe para reciclagem, retirando antes o excesso de sujeira:
- sacos, embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerante), canos e tubos, plásticos em geral, isopor.
Jogue no lixo, pois não é reciclável:
- embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos) e radiografias.
Vidros
Separe para reciclagem, retirando antes o excesso de sujeira:
- garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos
Jogue no lixo, pois não é reciclável:
- espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas,
Metais
Separe para reciclagem, retirando antes o excesso de sujeira:
- latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados, folha-de-flandres e canos
Jogue no lixo, pois não é reciclável:
- clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas e pregos.
Resíduos tecnológicos
Separe para a reciclagem:
- Computadores (teclados e CPUs) e aparelhos eletroeletrônicos (telefones, etc.)
Encaminhe para coletores credenciados pela Comcap:
- tubos de TV e monitores de computadores, CDs, disquetes.
Para tirar dúvidas, ligue para a COMCAP no número 3271-6800 ou pelo e-mail comcap@pmf.sc.gov.br.
Continuaremos postando no blog informações sobre Resíduos Sólidos e outras questões ambientais na Grande Florianópolis e no IF-SC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário